Conteúdo Programático
- Oral (narração de fatos do dia-a-dia, ampliação do vocabulário, entendimento e execução de ordens, reprodução de poesias, quadrinhas, parlendas, trava línguas, adivinhas, música, histórias, transmissão de recados)
- Visual (Leitura de rótulos, imagens, identificação da 1ª letra do seu nome e do nome dos colegas de turma)
- Escrita (espontânea, da letra inicial do próprio nome e as do nome dos colegas de turma)
- Vogais
- A criança e o grupo (integração, reconhecimento, cooperação, identidade, regras de convívio social, ética e valores)
- A Escola (nome, localização, espaço físico, funcionários)
- Meio ambiente (observação e cuidados)
- Fenômenos atmosféricos (sol, chuva e vento)
- Corpo (nomenclatura, crescimento, hábitos de higiene, saúde, alimentação, sentidos)
- Família e moradia
- Meios de transporte
- Datas Comemorativas
- Animais (alimentação, locomoção, cuidados, respeito)
- Plantas (plantio, desenvolvimento, colheita, culinária)
- Experiências (água, areia, som, luz, ar, tinta)
- Reciclagem, reaproveitamento e redução de consumo
- Dia e noite (sol e lua)
- Noções de grandeza, posição, tempo e capacidade (grande/pequeno, em cima/embaixo, antes/depois, cheio/vazio)
- Classificação segundo critérios (cor, forma, tamanho, posição, quantidade, textura)
- Igualdade e diferença
- Seriação
- Ordenação
- Formas geométricas (triângulo, quadrado, círculo e retângulo)
- Resolução de situações-problema geradas pelo ambiente
- Numerais 1 a 9 (discriminação visual, relação com a quantidade, movimentação)
- Noção espaço temporal
- Dissociação das mãos, pulsos e dedos
- Coordenação viso-motora
- Movimento de pinça
- Orientação espacial
- Pintura
- Modelagem
- Desenho
- Construção
- Colagem
- Carimbos
- Criação de formas
- Extração e reconhecimento de cores
- Rotina
- Socialização e integração (descoberta do eu e do outro; relação professor/aluno; relação aluno/aluno; afetividade)
- Relações sociais (respeito aos amigos e ao meio ambiente; normas de cortesia, desculpar-se, aprender a ouvir e falar, boas maneiras)
- Reconhecimento de sua identidade
- Desenvolvimento da autonomia (uso do banheiro, lanche)
- Aceitação de limites
- Participação em atividades individuais e em grupo
- Cooperação (organização da sala de aula)
- Esquema e imagem corporal
- Coordenação dos movimentos corporais
- Equilíbrio estático e dinâmico
- Lateralidade
- Apreciação musical
- Percepção auditiva, rítmica e melódica
- Expressão corporal
- Concentração
- Conhecimento e reprodução de canções
- Numerais de 1 a 10
- Expressões de cordialidade
- Cores
- Alimentos
- Animais
- Músicas
- Palavras do cotidiano
Lista de Material
- Livro: TIC-TAC É tempo de aprender Volume 1 Integrado (linguagem – Matemática- Natureza e sociedade)Editora do Brasil Vilza Carla
Livros e cadernos: Encapados com plástico ou contact transparente e etiquetado com o nome e sobrenome do Aluno.
- Avental resistente na cor amarelo
- Pasta fina com elástico na cor amarelo
- 1 caderno de desenho (para pesquisa) – Horizontal sem pauta
- 1 pacote de color set colorido
Mochila e Merendeira com o nome do aluno (Lanchinho sempre com o nome do aluno).
- Muda de roupa e agasalho – 1 por dia
- 1 toalhinha de mão
- Saco para roupas suja e limpa
- Enviar sempre 1 copo de plástico resistente e com bico na mochila
Estojo para guardar o material de higiene, segue itens abaixo:
- Pasta dental
- Escova de dente
- Escova ou pente de cabelo
- 1 toalhinha de mão pequena para horas das refeições.
Estojo para hora do banho, segue itens abaixo:
- Sabonete com saboneteira ou sabonete líquido.
- Pente ou escova de cabelo.
- Shampoo e condicionador – Dias de lavar o cabelo 3º feira e 5º feira.
Deverá ser enviado para escola toda 2º feira e retornará toda 6º para casa.
- 1 Toalha de banho infantil
- 1 fronha pequena intantil
- 1 lençol pequeno
- 1 coberta pequena
Fica na Escola
- Um colchonete de ginástica pequeno (emborrachado) tamanho 84×42 cm , para o período que abrange o almoço, pois após a refeição nossos pequenos descansam, cada qual em seu colchonete.
Sugestão para compra: Casa e Vídeo ou Mariu’s Esporte. - 1 Travesseiro pequeno
Todas as peças do vestuário e objetos de uso pessoal devem estar identificadas com o nome e sobrenome da criança.
As roupas usadas retornarão para casa no mesmo dia no saco de roupa suja. Favor repor a quantidade limpa no dia seguinte pelo saco de roupa limpa.
Atenção: Todo material deve conter o nome do aluno, a escola não se responsabiliza por pertences sem nome.
Quadro de Atividades integral
Horário | Atividades |
---|---|
7:00 às 8:00 | Recepção, DVD, Recreação livre |
8:00 às 8:30 | Lanche e higiene |
8:30 às 10:30 | Atividade livre (recreação), Jogos Pedagógicos, Artes, Muro das Artes e Modelagem |
10:30 às 11:30 | Almoço e higiene |
12:00 às 13:00 | Repouso |
13:30 às 14:30 | Escolaridade |
14:30 às 15:00 | Lanche e Higiene |
15:30 às 16:00 | Escolaridade |
17:00 às 17:30 | Jantar e higiene |
18:00 às 19:00 | Horário de saída (DVD, Jogos e História) |
Escolaridade
2º FEIRA |
---|
Atividade dirigida / Hora da novidade |
Lanche / Escovação |
Parque |
Modelagem / Pintura |
3º Feira |
---|
Atividade dirigida |
Lanche / Escovação |
Parque / Recreação |
DVD / Conte um conto |
4º Feira |
---|
Atividade dirigida |
Lanche / Escovação |
Parque |
Bandinha / Música |
5º Feira |
---|
Atividade dirigida / Inglês |
Lanche / Escovação |
Parque / Recreação |
Horticultura / Jogos de construção |
6º Feira |
---|
Atividade dirigida |
Lanche / Escovação |
Parque |
Teatro / Camarim |