Conteúdo Programático
- Oral (narração de fatos do dia-a-dia, ampliação do vocabulário, entendimento e execução de ordens, criação de regras, reprodução de poesias, quadrinhas, parlendas, trava línguas, adivinhas, música, histórias, transmissão de recados, expressão de forma ordenada, articulação correta dos sons)
- Visual (Leitura de imagens, nome dos colegas, descrição, organização e interpretação de cenas, discriminação das letras do alfabeto, associação de palavras a objetos)
- Escrita (do próprio nome, do nome dos amigos, de palavras trabalhadas, datas, criação e ordenação de frases, construção de acervo para sala, letras do alfabeto maiúsculo e minúsculo em letra script e cursiva)
- Eu e o grupo (integração, reconhecimento, cooperação, identidade, regras de convívio social, ética e valores, normas de cortesia)
- A Escola (nome, localização, espaço físico, funcionários e suas funções, elementos da sala de aula)
- Meio ambiente (observação e cuidados)
- Fenômenos atmosféricos
- Corpo (nomenclatura, crescimento, hábitos de higiene, saúde, alimentação, sentidos)
- Família
- Profissões
- Moradia
- Datas Comemorativas
- Meios de transporte (educação no trânsito)
- Animais (alimentação, locomoção, cuidados, respeito, habitat)
- Plantas (plantio, desenvolvimento, colheita, culinária, importância, diferentes espécies)
- Reciclagem, reaproveitamento e redução de consumo
- Meios de comunicação
- Noções de grandeza (grosso/fino, largo/estreito, grande/pequeno, maior/menor, mais alto/mais baixo, curto/comprido)
- Noções de posição (de costas/de frente, em cima/embaixo, na frente/atrás, primeiro/último, dentro/fora)
- Noções de tempo (antes/depois, dia/noite)
- Noções de capacidade (cheio/vazio)
- Sólidos geométricos
- Figuras planas e sólidas
- Classificação
- Resolução de problemas
- Numerais até 50
- Par e ímpar
- Números ordinais
- Metade e inteiro (noção de fração)
- Dezena e meia dezena
- Conjuntos
- Adição e subtração
- Dúzia e meia dúzia
- Sinais de igual e diferente (= e =)
- Correspondência um a um
- Seriação
- Dissociação das mãos, pulsos e dedos
- Coordenação viso-motora
- Constância de percepção
- Movimento de pinça
- Orientação espacial
- Esquema e imagem corporal
- Coordenação dos movimentos corporais
- Equilíbrio estático e dinâmico
- Orientação espaço temporal
- Lateralidade
- Pintura
- Modelagem
- Desenho
- Colagem
- Carimbos
- Criação de formas
- Extração e reconhecimento de cores
- Monotipia
- Dobradura
- Recorte; Releitura de obras de artistas brasileiros
- Apreciação musical
- Percepção auditiva, rítmica e melodia
- Expressão corporal
- Concentração
- Conhecimento e reprodução de canções
- Exploração do som e suas qualidades
- Bandinha e coral
- Numerais até 20
- Sentimentos
- Expressões de cordialidade
- Animais
- Alimentos
- Cores primárias e secundárias
- Partes do corpo
- Palavras usadas no cotidiano
- Brinquedo
- Família
- Partes da casa
- Formas geométricas
- Visual (cor, forma, tamanho)
- Auditivo (sons, ruídos, ouvir com atenção)
- Tátil (textura, temperatura)
- Olfativo (odores diferentes)
- Gustativo (doce, salgado, amargo e azedo)
Lista de Material
LIVRO : TIC-TAC É tempo de aprender Volume 3
Integrado (linguagem – Matemática- Natureza e sociedade)
Editora do Brasil Vilza Carla
LIVRO DE INGLÊS: Brincando com Inglês – Volume 2
Editora do Brasil Renato Mendes Curto Júnior
Anna Carolina Guimarães
Material Individual
- Avental resistente e largo na cor verde
- Pasta fina com elástico na cor verde
- 1 caderno de desenho com 46 folhas – Horizontal sem pauta
- 1 caderno pequeno com 96 folhas – Horizontal sem ou com pauta
- 1 pacote de color set colorido
Livros e cadernos: Encapado com plástico ou contact transparente e etiquetado com o nome e sobrenome do Aluno.
1 Estojo com:
- 1 lápis
- 1 borracha
1 Estojo com:
- 1 caixa de giz de cera
- 1 caixa de lápis de cor
Mochila e Merendeira com o nome do aluno (Lanchinho sempre com o nome do aluno).
- Muda de roupa- 2 por dia e agasalho
- 1 toalhinha de mão
- Sacos para roupas suja e limpa
- Enviar sempre 1 copo de plástico resistente e com bico na mochila.
Estojo para guardar o material de higiene, segue itens abaixo:
- Pasta dental
- Escova de dente
- Escova ou pente de cabelo
- 1 toalhinha de mão pequena para horas das refeições.
Estojo para hora do banho, segue itens abaixo:
- Sabonete com saboneteira ou sabonete líquido.
- Pente ou escova de cabelo.
- Shampoo e condicionador – Dias de lavar o cabelo 3º feira e 5º feira.
Deverá ser enviado para escola toda 2º feira e retornará toda 6º para casa.
- 1 Toalha de banho infantil
- 1 fronha pequena intantil
- 1 lençol pequeno
- 1 coberta pequena
Fica na Escola
- Um colchonete de ginástica pequeno (emborrachado) tamanho 84×42 cm , para o período que abrange o almoço, pois após a refeição nossos pequenos descansam, cada qual em seu colchonete.
Sugestão para compra: Casa e Vídeo ou Mariu’s Esporte. - 1 Travesseiro pequeno
Todas as peças do vestuário e objetos de uso pessoal devem estar identificadas com o nome e sobrenome da criança.
As roupas usadas retornarão para casa no mesmo dia no saco de roupa suja. Favor repor a quantidade limpa no dia seguinte pelo saco de roupa limpa.
Atenção: Todo material deve conter o nome do aluno, a escola não se responsabiliza por pertences sem nome.
Quadro de Atividades integral
Horário | Atividades |
---|---|
7:00 às 8:00 | Recepção, DVD, Recreação livre |
8:00 às 8:30 | Lanche e higiene |
8:30 às 10:30 | Atividade livre (recreação), Jogos Pedagógicos, Artes, Muro das Artes e Modelagem |
10:30 às 11:30 | Almoço e higiene |
12:00 às 13:00 | Repouso |
13:30 às 14:30 | Escolaridade |
14:30 às 15:00 | Lanche e Higiene |
15:30 às 16:00 | Escolaridade |
17:00 às 17:30 | Jantar e higiene |
18:00 às 19:00 | Horário de saída (DVD, Jogos e História) |
Escolaridade
2º FEIRA |
---|
Atividade dirigida / Hora da novidade |
Lanche / Escovação |
Parque |
Conte um conto |
3º Feira |
---|
Atividade dirigida / Jogos |
Lanche / Escovação |
Parque / Recreação |
Música |
4º Feira |
---|
Atividade dirigida |
Lanche / Escovação |
Parque |
Teatro / Camarim |
5º Feira |
---|
Atividade dirigida / Inglês / Recreação |
Lanche / Escovação |
Parque / Recreação |
Modelagem / Pintura |
6º Feira |
---|
Atividade dirigida |
Lanche / Escovação |
Parque |
DVD |